Livro x Filme: Um porto seguro - Meus Antídotos

18 de novembro de 2013

Livro x Filme: Um porto seguro

Oie meus queridos! Como estão? Espero que todos ótimos! Bom hoje vim falar sobre um livro e um filme que eu amei muito. Espero que seja uma boa indicação e todos vocês gostem.

O livro. 


Um porto seguro - Nicholas Sparks  Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Antes de mais nada tenho que declarar meu amor aos livros de Nicholas Sparks. Esse cara sabe escrever de um jeito que toca seu coração. 

Li Um porto seguro muito rápido e tive todos os tipos de sentimentos enquanto o fazia, assim como em todos os outros livros que eu li de Sparks. É emocionante e real. É como estar olhando pela janela. Me arrependeria somente se não tivesse lido. Então, antes mesmo de começar, leia, por favor você precisa. 

Katie é uma jovem bonita e misteriosa que acaba indo morar em Southport para tentar reconstruir sua vida partindo do zero. Para ser outra pessoa. Katie tem um passado atormentado, seu marido Kevin a agredia muito desde que se casaram. Até que um dia ela decide fugir, muda o cabelo, e até de nome e sai sem destino certo. Não era a primeira vez que ela tenta, mas dessa vez teria que dar certo. 

A jovem chega a Southport muito assustada, depois de quase ter sido encontrada por Kevin, mas encontra uma bonita amizade em Jo, sua vizinha e Alex, o homem de cabelos grisalhos, pai de duas crianças e que perdeu sua esposa. Jo é a única amiga de Katie e Alex se torna também seu amor, os dois são as únicas pessoas em que ela consegue confiar. 

Meses se passam e Katie e Alex parecem estar felizes e ela gosta muito dos filhos deles, assim como eles dela. Então Kevin consegue encontrá-la, e ele vai fazer de tudo para levá-la de volta para casa, viva ou morta. Kevin não está em seu juízo perfeito, nunca esteve, agredia sua esposa desde a lua de mel, apesar de parecer um bom homem quando se conheceram, Katie tinha muito medo dele. Ele provoca um desastre na vida de Alex e coloca a vida de todos em risco.

O filme.


Gênero: Drama
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Dana Stevens, Leslie Bohem
Produção: Marty Bowen, Nicholas Sparks, Ryan Kavanaugh, Wyck Godfrey
Fotografia: Terry Stacey
Trilha Sonora: Deborah Lurie
Duração: 115 min.
Ano: 2013
Sinopse: Katie (Julianne Hough) repentinamente muda-se para uma pequena cidade. A presença da nova moradora logo desperta a curiosidade de todos que começam a levantar questões sobre seu passado. Ela, por sua vez, evita qualquer relacionamento mais próximo, até conhecer Alex (Josh Duhamel), um verdadeiro cavalheiro, pai de dois filhos e viúvo. Mas ela terá que lutar para reconstruir tudo que perdeu a medida que seus segredos começam a ser revelados.

Há muitas diferenças entre o livro e o filme, porém a ideia central, é claro, é a mesma. Mas eles mudaram alguns nomes, trocaram ou retiraram alguns personagens e adicionaram outros desnecessários. Também mudaram alguns aspectos que eu considerava importante, como a relação de Alex com um de seus filhos, o modo como ele fica sabendo da história de Katie, e o fato que que por exceção de sua esposa, no filme não sabemos nada sobre o passado de Alex. 

As mudanças não tiram o brilho da história, mas me incomoda um pouco que altere fatos importantes. Enfim, fora esses detalhes é um ótimo filme, tem bons atores e um jeito de lhe seduzir. 

Por pouco não chorei quando li o livro, mas derramei uma lágrima ou duas no final do filme. Adoro quando Sparks coloca as cartas na integra, a sensação de ler o mesmo que o personagem leu é outra. É mais emocionante. Quero deixar claro que deveria haver mais homens como Alex. Ele é o melhor pai que consegue ser, sempre tentando fazer o melhor por suas crianças, é um excelente companheiro e amigo, e tão romântico. Homens inspirem-se. 

Com certeza recomendo ambos, é uma história de força, coragem e amor. Leia e assista. Você não vai se arrepender. Se eu desse estrelas, daria 5 para o livro e 4,5 para o filme. Super recomendo. =D 

Por hoje é só. Espero voltar em breve. Grande beijo meus amores !!!

5 comentários

  1. Não li o livro e também não vi ao filme! Apesar da história ser interessante, não gosto muito do escritor.

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nem vi o filme confesso mas espero muuuito gostar.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  3. Li o livro esses dias, ele é realmente maravilhoso... Mas em si vi algumas diferenças do filme... Prefiro o livro, mas não sei os outros...
    Mas para falar a verdade, em si, a história é realmente ótima :)

    ResponderExcluir
  4. poderia me responder uma pergunta? no filme, dizem que a esposa do alex morreu de cancer, mas no fim do filme , ela aparece como sendo a amiga da Katie, poderia me esclarecer se ela esta viva ou morta? nao li o livro ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, desculpe a demora. Ela aparece no fim do filme e durante o filme como "a amiga morta de Katie". É como se ela estivesse guiando Katie a ficar com Alex, mas só ela a via.

      Excluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o