Teto para dois - Beth O'leary - Meus Antídotos

12 de fevereiro de 2020

Teto para dois - Beth O'leary

Oie meus amores!!! Vim falar de mais um livro com vocês, e vou te contar: esse ano está sendo incrível nesse quesito, só ando ele livros maravilhosos. E para quebrar um pouquinho a vibe do livro anterior – O Iluminado – resolvi escolher um romancezinho mais leve e super divertido. Devo dizer, não poderia ter escolhido melhor.

Título original: The Flatshare
Autor: Beth O’Leary
Gênero: Romance
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 400
ISBN: 9788551005415
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Teto para dois é o primeiro livro de Beth O’leary, é um romance levinho e muito divertido. Além de ser um amorzinho, o livro trás temas muito importantes para serem discutidos. Nele conhecemos Tiffy e Leon, os dois nunca se conheceram, mas Tiffy precisa sair da casa do ex-namorado e Leon precisa de uma grana extra. É aí que ambos acabam dividindo um apartamento, ou melhor, uma cama. Ele fica na casa durante o dia e ela durante a noite, eles não devem nunca se encontrar.

Tiffy e Leon são bastante diferentes. Tiffy é uma editora de livros DIY que ganha muito mal e nunca teve coragem de pedir um aumento. Extrovertida, faladeira, divertida e com uma forma exótica de se vestir. Apaixonada por um cara que a abandonou diversas vezes, Tiffy se vê endividada e sem onde morar. Ela precisa sair da casa do ex-namorado porém seu salário não permite bancar nenhum apartamento em Londres. Ela vê então o anúncio de Leon.

Leon é um homem introvertido, que conversa pouco e se abre para poucos, é protetor, carinhoso e bonito. Leon tem uma alma velha. Ele também é um enfermeiro de cuidados paliativos que trabalha durante o dia. Porém seu salário não cobre uma despesa extra mensal que agora ele precisa arcar, e não dá mais para pedir dinheiro emprestado a sua namorada. Como passa a maior parte do seu tempo no hospital e os finais de semana com Kay (a namorada), ele decide alugar sua cama. O acordo é: ele fica com o apartamento de 9:00 as 17:00 e o resto do tempo e os fins de semana é de quem alugar.

Quando Leon aluga o apartamento para Tiffy a ideia é que eles nunca se encontrem. E naturalmente a comunicação entre os dois passa a se desenvolver por post-its e bilhetes espalhados pela casa, o que leva os dois a se tornarem amigos. Mas a ideia de nunca se conhecerem não poderia durar muito tempo. Leon também fica intrigado com a mulher que transformou seu apartamento em um mar de cores e objetos exóticos.

Entro, intrépido. Solto um grito estrangulado. Parece que alguém vomitou arco-íris e estampas, cobrindo toda superfície com cores que nunca estariam juntas na natureza.

Há um outro lado da história, que é o relacionamento de Tiffy com o ex, Justin. Justin a abandonou diversas vezes, mas a jovem sempre acabava voltando para o namorado pouco confiável. Justin é manipulador e agressivo e abusava emocionalmente da namorada durante todo o relacionamento e era odiado pelos amigos de Tiffy.

Relacionamentos como esse param de ser “voluntários” muito rápido. Existem muitas maneiras de uma pessoa fazer a outra ficar, ou achar que quer ficar.

Gerty e Mo são personagens completamente opostos, mas que se completam incrivelmente. Amei os dois. Gerty é advogada e Mo psicólogo.

Amei demais ler esse livro. Ele tem tudo que eu gosto, uma boa história, romance, emoção, humor, bons personagens e de quebra ainda trás temas importantes, nesse caso o abuso de Justin para com Tiffy. Após o termino a personagem passa a lembrar coisas importantes que viveu no relacionamento com o ex, e passa a notar o quanto ela tem medo dele e que já não o ama mais. Os amigos dela também são de extrema importância para a trama, sempre dispostos a apoiar (cada um a sua maneira) e nunca abandonando a amiga.

O livro é narrado pelos dois personagens principais, alternando entre os capítulos de Leon e Tiffy. A narrativa dos dois é igualmente interessante e é fácil notar a diferença entre as duas narrativas. Eu adoro livros nesse estilo. Além disso, os post-its, bilhetes e mensagens de texto que eles escrevem um para o outro aparecem ao longo de todo o livro, deixando o leitor ainda mais próximo dos personagens. Não tem como não se apegar e não se apaixonar por eles. A autora conseguiu unir duas coisas que eu amo em um único livro.

Nunca me esforcei tanto para escrever os bilhetes. Era muito mais fácil quando só rabiscava ideias aleatórias para a amiga que ainda não tinha conhecido. Agora estou pensando em mensagens com cuidado para a mulher que ocupa a maior parte dos meus pensamentos.

O livro também trás muitas referências a outras obras dando uma leve nostalgia.

Ri muito sozinha, e diversas vezes quis abraçar a Tiffy e amassar a cara do Justin. Li bem rapidinho e já quero um outro livro da Beth, afinal já virei fã.

Mas tinha me esquecido da incrível loucura que era se apaixonar por alguém e não conseguir pensar em mais nada.


Recomendo muito. E você já leu Teto para dois? Me conta aí o que achou!! Vamos trocar figurinhas.

Beeeijoo e até a próxima.

46 comentários

  1. Também já li esse livro, é mesmo muito divertido :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  2. Desde a primeira resenha que li sobre esse livro eu já fiquei com vontade de conferir pessoalmente a leitura dele. Apesar de não ser fã de romances, eu gosto muito de histórias bem construídas e livros divertidos, então, sem dúvida assim que possível quero ler essa obra.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu to doida pra ler esse livro desde a primeira resenha sobre ele que eu li porque só vi elogios para a obra. Parece um romance tão doce e ao mesmo tempo profundo e imagino que por isso mesmo tenha ajudado a aliviar a mente porque O Iluminado é bem pesado.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Oi Grazy!
    Aff esse romance e tudo na minha vida e é isso <3 Leon e Tiffy perfeitos demais. Nunca esperei que fosse me envolver tanto com um romance como foi com esses dois. Amei a leitura do começo ao fim.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, amei ler esse livro. Acho que não foi lá aquelas coisas de escrito (mas eu cobro muito dos escritores, é um defeito meu) Mas em um aspecto a escritora arrasou. Ela deu um sentido para a obra. Vários na verdade, então, não gostei tanto do livro, mas amei os assuntos abordados e gostei dos personagens. É ótimo um livro que foge do normal como a maioria, e ter uma pessoa da família na prisão, um relacionamento abusivo como a protagonista tinha são assuntos que não vemos nos livros. Sua resenha tá linda demais!! <3
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é suuper recomendo nas internetes.. Parece um romance leve e muito legal ^^ Esse lance de num mesmo livro ter mais de um ponto de vista narrativo eu me amarro muito.. lembro que na saga crepúsculo, isso foi o que eu mais gostei no quarto livro - tinha uns capítulos que era do ponto de vista do Jacob, e foram os mais engraçados do romance (apesar do quarto livro ser um anticlímax TOTAL pra mim).

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
  7. Amando os comentários a respeito do livro. Cada dia fico ainda mais convencida a ler.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Grazy, vc n acredita
    esse livro esta me perseguindo
    vou na livraria, vejo ele
    vou nos blogs
    ele está POR AÍ E TODO MUNDO SÓ FALANDO bem
    assim como na sua resenha, eu só ando vend oótimas criticas e o casal aparece ser bem gostoso de acompanhar mesmo <3
    que amorzinho!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não tenho me dedicado muito a leitura, viu.
    Mas adorei a indicação, já quero conhecer!!!

    Beijos
    Cuidados e Vaidades

    ResponderExcluir
  10. Olá! Muitas recomendações desse livro, falaram muito bem dele e eu estou curiosa para ler e saber se vou gostar, a premissa em si é boa e gostei da sua resenha.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está há um tempinho na minha lista de desejos, vi comentários bem positivos sobre ele! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse livro, eu já pensei em uma adaptação para o cinema.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  13. Já li esse livro eu eu adorei. Foi um livro que eu não estava dando muita coisa mas gostei de cada partezinha. Não tem aquela glamourização que a maioria dos romances que eu leio tem. Eu sinto que parece ser uma história que pode acontecer com qualquer pessoa e por isso me encantou.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Oi Grazi.
    Nossa, que amorzinho. Já tinha visto muita gente falando sobre esse livro mas nunca havia realmente parado para ver do que se trata. Fiquei bem entusiasmada. Estou mesmo precisando de uma leitura leve.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que bom que gostou da leitura, eu adoro romance de época e quero muito ler esse livro que só vejo elogios, a leitura parece ser um amorzinho e legal que leu depois de uma leitura mais pesada para dar uma equilibrada,

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Grazy, tudo bem? Eu estou lendo e adorando o livro, tem mais temas pesados do que eu imaginava. Uma ótima leitura, já quero outras da autora.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Esse livro já está na minha listinha pra ler tbm, hahah
    Parece ser um romance bem gostosinho e divertido ♥
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Sem dúvida um livro muito bom,romance com uma pitada de bom humor é maravilhoso ❤️

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo me recomendou esse livro já to querendo ele pra mim. rs
    Acho que eu adoraria ler e é o tipo de livro que me chama atenção.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
  20. Amooo romance haha
    Estou vendo mais gente falar dele e agora que li o que você deixou falando sobre ele,fiquei com vontade de ler.
    Aqui na cidade não tem livraria,o que é uma pena.Então eu teria que tentar comprar pela net,mas os fretes estão um pouco carinhos rsrs Vou esperar viajar para ir comprar.
    Será que tem em PDF?


    Estou te seguindo,siga me também!

    Ótima tarde!
    Tem post novo no blog,
    http://blogaquelaflor.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi Grazielli,
    EU AMO ESSE LIVROOOOOOOOOOOO!
    AAAAA, como foi gostoso acompanhar Tiff e Leon, não queria me despedir deles!!!!!!!
    Para qualquer um que pergunta, recomendo de olhos fechados.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Li esse livro mês passado e amei. A história é super fofa e bem fechadinha.
    Fiquei muito chateada quando acabou, pois queria mais rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  23. que resenha incrivel desse livro, eu adorei. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. AMEI a resenha! Desde o lançamento que fiquei super curiosa com esse livro e só leio elogios de quem leu o livro!
    Deve ser uma leitura MUITO muito gostosa!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  25. Hey Grazy! Tudo bem?
    Lembro do alvoroço que foi quando esse livro lançou, mas confesso que não sou muito fã de romances/drama. Ainda assim adorei a sua resenha e conhecer seu ponto de vista!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  26. Eu quero taaaaaaaanto ler esse livro sos hahahaa
    Cada vez que alguém fala dele (e fala sempre o quanto ele é bom!!!) minha vontade vai de mil a um milhão. Preciso ler logo!
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  27. li a resenha e curti, será que deixo de ser uma não-leitora? rs

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu adorei esse livro, não só pela dinâmica em que acontece a comunicação dos personagens, mas porque a autora sobre aproveitar e trazer elementos que deram consistência a trama.
    Não vejo a hora do próximo livro da autora ser lançado por aqui.
    Beijos!

    Camila
    https://www.bookobsessionblog.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Grazy!
    Adorei a resenha.
    Esses livros levinhos são tão bons porque ajudam a arejar a cabeça quando tudo está muito doido. Gosto muito.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  30. Olá
    Tudo bem?
    Que resenha mais maravilhosa, amei! O livro não conhecia mais fiquei com vontade de ler, queria muito este ano ler mais, só a correria não está deixando.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  31. Oi Grazi,

    Tambem postei resenha desse livro lá no e amei a história!
    Não esperava tanto do livro assim, mas ele acabou me conquistando por completo!

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  32. mt legal conhecer esse livro, parece mesmo um daqueles romances bem gostosos de ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  33. Parece bem divertido mesmo. Me chamou a atenção!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu estou vendo muitas pessoas falando sobre esse livro e estou ficando cada vez mais curiosa para ler, sua resenha só aumentou minha curiosidade. Amei o post.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  35. Nossa eu amo o iluminado, fiquei muito tensa com a leitura, mas valeu a pena, só to querendo ler a continuação pra saber se a historia continua legal ainda. Todo mundo anda falando sobre esse livro, fico com uma vontade imensa de ler.
    Beijo
    blogdamillu.blogspot.com - Blog principal
    cutlovd.blogspot.com - Blog de tutorial

    ResponderExcluir
  36. Oi Grazy!

    Que premissa interessante! Eu amei demais e a ideia e fiquei super curiosa pra saber como isso se desenrola. Fiquei aqui pensando em mil situações que poderiam fazer com que um dos dois precisasse usar a casa no turno do outro e fazerem os dois se encontrar. Estou me sentindo escritora de fanfic escrevendo cenas que os personagens precisam dividir um quarto de hotel com uma cama só hahahaha

    Amei o post, vou colocar na lista!

    ResponderExcluir
  37. Não leio muito romances, mas costumo gostar de romances com uma pegada mais divertida
    Charme-se

    ResponderExcluir
  38. Parece ser ótimo. Adoro histórias bem levinhas assim. Flue de maneira natural

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. É a primeira resenha que leio desse livro, até então nunca tinha ouvido falar dele. Sem dúvidas é uma história que eu vou adorar ler
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  40. Já vou colocar esse livro na minha lista, adorei a sinopse dele e acho que ele daria uma ótima série Netflix
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  41. Já algum tempo que não leio, mas era o tipo de livro que me faria voltar a essa rotina :)

    http://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Olá, Grazy

    Infelizmente eu não gostei de Teto Para Dois. Achei a abordagem do Gaslighting falha e quase imprestável dentro da história. O romance até que é fofo, mas a história dá muita volta, depois de um certo tempo comecei a ficar entediada com o encontro que não acontecia. Não foi uma leitura horrível, mas certamente não foi uma leitura inesquecível.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  43. Uau que interessante <3 eu amo livros assim, acho que vou baixa-lo!!
    Um filme muito legal nesse estilo é "um divã para dois".
    Adorei a resenha amiga!!

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  44. Parece ser bem interessante!!!
    Curti :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Que leitura amorzinho, gosto de ler livros assim e fiquei super interessada lendo sua resenha.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o