A sutil arte de ligar o f*da-se - Meus Antídotos

17 de março de 2019

A sutil arte de ligar o f*da-se

Oi meus amores! Como estão? Há um tempinho eu não vinha aqui falar de algum livro com vocês. Apesar do ritmo lento, eu estava lendo, mas fui empurrando com a barriga e acabei não escrevendo nada sobre o que eu li. Quem sabe, mais na frente eu trago um resumão de tudo que li. Mas hoje vamos falar de um livro que eu gostei muito de ler, apesar de não ser meu estilo favorito. 

Autor: Mark Manson
ISBN: 9788551002490
Ano: 2017
Páginas: 224
Gênero: Autoajuda
Editora: Intrínseca
Sinopse: Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço. Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva — sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se. Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão. Para os céticos e os descrentes, mas também para os amantes do gênero, enfim uma abordagem franca e inteligente que vai ajudar você a descobrir o que é realmente importante na sua vida, e f*da-se o resto. Livre-se agora da felicidade maquiada e superficial e abrace esta arte verdadeiramente transformadora. 


Começando por título e capa, foram as duas coisas que mais me chamaram a atenção. Achei a capa muito bonita e o título bem diferenciado, porém o conteúdo não condiz totalmente com o título, ele tenta, faz referências ao título em algumas passagens, mas não passa disso. 

Apesar de ter gostado da leitura e terminado o livro rápido, encontrei pontos positivos e negativos sobre ele. Eu gostei do estilo de escrita, como se fosse um amigo que sentasse e estivesse conversando com você sobre a vida. Achei muitas coisas do que ele diz válidas, como o senso que prioridades, responsabilidades, escolhas e motivação. Isso é excepcional. Mark também não se incomoda em trazer palavrões, sarcasmos e ironias, o que não é muito comum nesse estilo de livro. 

A primeira parte do livro foi a que mais me prendeu a atenção e minha parte preferida. Ele traz alguns fatos sobre pessoas conhecidas pelo mundo todo, fatos que eu não conhecia, como Buda, Metallica, Megadeth e Malala. Todas elas nos fazem pensar, nos dá um impulso para seguir em frente caso estejamos passando por um momento ruim. Nos faz analisar cada momento ruim também como uma oportunidade. 

A história de Malala, apesar do pouco que foi contada, é a mais interessante do livro, e por causa deste eu vou ler o livro sobre a vida dela. Já ouvi falar sobre a garota que quase foi morta porque queria estudar, mas somente agora me interessei de verdade sobre sua história. 

Por outro lado, ele tenta nos dizer que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e que temos controle sobre nossas reações quanto as consequências dessas escolhas, ou quanto aos fatos cotidianos. Isso é só em parte verdade, sabemos que controlar nossas reações e nossos sentimentos em relação a alguns acontecimentos de nossas vidas não é tão simples, conseguimos controlar até certo ponto, e algumas levam tempo. Em alguns momentos do livro Mark faz parecer que isso é a coisa mais simples do mundo, e não apresenta um método que funciona, ou um método sequer. 

Gostei dos fatos que ele traz de sua vida, e de momentos que o impactaram. O livro também tem muitas passagens legais e consegue sim ser crítico, tirei vários quotes, e consegui perder todos. Mas vou tentar recuperar alguns. Um deles retrata exatamente o que estamos vivendo hoje: 

Em vez de reportar histórias e problemas reais, a mídia acha muito mais fácil (e lucrativo) encontrar algo levemente ofensivo, transmitir o caso para ampla audiência, criar a sensação de ultraje e depois transmiti-la de um jeito que também cause ultraje a outra parcela da população. Isso desencadeia um eco de asneiras que ricocheteia entre dois lados imaginários e ao mesmo tempo distrai dos verdadeiros problemas e injustiças da sociedade. Não é de se estranhar que estejamos mais politicamente polarizados do que nunca. 

Numa época em que as pessoas não leem mais as notícias, que tiram conclusões pela manchete, e que tudo se torna verdade absoluta sem pesquisar, sem saber de todos os fatos, e onde duas linhas no facebook são fatos, isso não poderia ser mais real. 

É um livro legal, mas não trataria como autoajuda ou seus “ensinamentos” como regras, eles podem servir como um meio de reflexão, de reavaliar sua vida e suas atitudes. É preciso ter cuidado ao ler A sutil arte de ligar o f*da-se. Cada um tem sua própria realidade, e muitas vezes não podemos ligar o foda-se para tudo o que queremos. Você não pode fazer isso com o seu chefe se tem uma família para alimentar e contas a pagar. Ás vezes essa ilusão de super autocontrole se torna uma auto-sabotagem, afinal nossas ações impactam na vida de outros e vice-versa. 

Recomendo? Sim, mas com cautela. 

E você? Já leu o livro? Tem vontade? Me conta aí!!! Beeeijoo e até a próxima! 

42 comentários

  1. Estou querendo muito ler esse livro!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas fiquei curiosa :)

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ainda não li. Mesmo tendo seus pontos negativos, quero dar uma chance!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante, o título impacta mesmo.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ter coisas de gente conhecida que inspiram e fazem pensar.
    Eu to sempre procurando coisas assim na internet.
    Tinha ouvido falar do livro já.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para ler esse livro, sempre leio comentários positivos sobre ele. Adorei seu post!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Portugal o livro tornou-se muito popular e esteve constantemente nas montras das livrarias por muitos meses. Eu ainda não li mas está na lista de espera.
    Beijinhos!!

    https://little-cherry-wine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia o livro e sempre tive vontade de ler, agora, realmente preciso ler.


    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  9. Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos.
    me ajudou bastante a desapegar das ''coisas.
    beijos.
    www.andressamonteiroblog.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Grazy,

    Li esse livro ano passado, que foi meu ano de ler autoajuda. Acho que 80% de tudo (o pouco) que li foi autoajuda. Gostei muito da escrita e de muita coisa que li no livro. Como em qualquer livro desse gênero, acredito que cautela seja necessária, uma vez que cada pessoa é única e vive uma realidade única. Consegui tirar algumas coisas que tento praticar hoje e vejo resultados... Outras coisas eu simplesmente ignorei haha.

    Sobre o livro da Malala, simplesmente LEIA! Sério, foi uma das melhores leituras da vida. É forte, é pesado as vezes, mas a história dela é incrível.

    Um beijo,
    Line

    www.inventandoassunto.com

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessada, vou ver o que acho.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo fala bem desse livro, eu já fiquei com vontade de ler, mas confesso que sou meio preguiçosa haha :/
    Não sabia que citava Buda, Metallica, Megadeth e até Malala. Achei bacana!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca para ler este livro, está na minha lista há um tempo, quero ler como tu comentou, com cautela, nem tudo na vida da pra ligar o foda-se mas quero aprender mais a fazer isso qnd necessário

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  14. Gente, que livro mais polêmico kkk Fiquei com vontade de lê-lo até a metade (boa), pelo menos hahaha
    O que você disse no final é tudo; devemos estar prontos pra ligar o f*ck?! Sim!, mas quando preciso. A gente necessita é de sabedoria pra discernir quando não é preciso.
    Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar e estou doida para comprá-lo!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estava na minha lista de desejos, mas depois da sua resenha, resolvi repensar.. (Obrigadooo!!) Pois estou precisando de várias ajudas motivacionais, e me encontrei em palestras de coaching, que está ajudando MUUUUUITO a minha vida a sair do buraco... kkkk Mas, apesar disso, ainda preciso dee vez ligar o foda-se... É tanta coisa que deixo de fazer, tantos lugares que deixo de ir, por "ligar" pro que irão pensar... :(
    Niceness Beauty Blogger

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li esse livro, mas está na minha listinha de leituras a tempos.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  18. Gente você escreve muito bem,parabéns pela sua resenha. Você soube deixar a gente curioso sobre o livro. Não é o estilo de leitura que aprecio,mas preciso me arriscar em novas leituras.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu gosto de ler esse tipo de livro em alguns momentos determinados da minha vida. Por exemplo, quando preciso de um chacoalhão, ou quando passei por algum problema, porque eu realmente consigo tirar lições válidas e refletir melhor sobre minha vida.
    Li esse livro quando estava desempregada e terminei de lê-lo quando já estava empregada de novo kkk então quando comecei a ler, eu estava numa fase muito reflexiva, e de pensar sobre o andar da vida, e achei que ele me ajudou muito.

    Bjus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  20. Livros de autoajuda são assim mesmo, há pontos negativos e positivos, porém, tais pontos são diferentes para todos que leem o mesmo livro, pois as circunstâncias e modo de pensar são diferentes. Eu mesma sempre consigo tirar proveito de coisas que algumas pessoas não tiram (e vice-versa) dos livros do Augusto Cury.
    E concordo com você, existe uma ilusão sobre o autocontrole, e quando se percebe a falta de tal controle, ficamos ansiosos ou estressados. O autocontrole mesmo, é saber qual é o momento de ligar o foda-se e quando é necessário ficar em silêncio.
    Enfim, gostei muito da sua resenha, por que esse livro sempre me chama a atenção nas prateleiras das livrarias.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  21. Gostei da resenha e me despertou o interesse.
    Já adicinei na minha lista de leituras.

    Abraço e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Estou louca para ler esse livro, e gostei mais ainda de ele citar sobre a Malala, admiro muito essa menina corajosa. *-*
    Vou até baixar o livro em PDF e ler o mais breve possível, amo demais ler livros de autoajuda.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  23. Entendi e concordo com sua opinião de que é necessário adaptar as ideias do livro pra nossa realidade, ótima indicação. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  24. Hey Grazy! Tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mesmo ele sendo de auto ajuda, o que não é o meu gênero de costume.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  25. eu li esse livro ano passado e gostei muito, nos da muito oq pensar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  26. Tenho o livro mas ainda não o consegui acabar :)

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Estou doida para ler esse livro, todo mundo que já leu fala bem dele. Vou baixar o pdf depois para conferir também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha, esse livro está na minha lista faz um tempo.
    É ótimo quando o autor trás humor e um tipo de conhecimento no livro
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Achei super interessante!!
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  30. Não é mesmo fácil lidar com reações e atos de nossas escolhas. As vezes elas nos surpreende de tal forma que não imaginaríamos que isso poderia acontecer.
    Mas eu achei o livro interessante. Tudo é uma questão de ponto de vista.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  31. Esse livro está em todo o lado! Tornou-se sem dúvida muito popular e até tenho alguma curiosidade em ler! :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  32. Não tenho muito interesse no livro, o título não me atraí e o conteúdo menos ainda.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Tenho mega curiosidade de ler esse livro, parece ser ótimo e sua resenha me deixou mais curiosa ainda

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  34. Esse livro tem um título bem impactante e dá a impressão que tem muito a dizer sobre como saber viver sem muita pressão. Deve ser uma leitura interessante.
    Beijos!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  35. Gosto desse estilo de livro que traz como inspiração histórias da vida real. No entanto, no momento, não tenho interesse em ler o livro, apesar de parecer interessante.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Esse eu li, Grazy! E sabe, exatamente! É legal. Bom ler... Mas não pode levar tudo como regra porque senão... Não dá rs
    Tem coisas muito ferro e fogo que não devem ser assim na vida real

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  37. Ahhh ele ta na minha listinha faz tempo, quero muito ler!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Já ouvi falar desse livro e estou super com vontade de ler ♥ Sempre leio coisas positivas sobre ele. Super curiosa ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o