O iluminado – Stephen King - Meus Antídotos

2 de fevereiro de 2020

O iluminado – Stephen King

Oi meus amores!! Como estão vocês? E como andam as leituras? Eu ando bem empolgada com a minha lista para esse ano, e apesar de em 2019 não ter chegado nem perto de cumprir minha meta, esse ano estou muito mais empolgada. E a primeira leitura do ano já foi um livro de peso, ninguém mais ninguém menos que Stephen King

Apesar de ter quase todos os livros de Stephen King (se não todos) na minha lista de desejados, O Iluminado é o primeiro livro dele que eu de fato li. Outros eu li 3 ou 4 páginas e não dei continuidade, mas não me entendam mal, não foi porque não gostei, mas por outros inconvenientes da época. 

Título original: The Shinning 
Autor: Stephen King 
Gênero: Terror/ Suspense 
ISBN: 9788581050485
Ano: 1977/2012 
Editora: Suma 
Páginas: 464 
Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do Hotel Overlook. Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeira. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny se livrar das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo se esqueceu de enterrar velhos ódios e cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal. 


O Iluminado é o terceiro livro escrito por Stephan King, publicado em 1977. Primeiro best-seller do autor em capa dura, foi o livro que o firmou no gênero terror/suspense. Alguns anos depois ganhou uma adaptação para os cinemas nas mãos de Stanley Kubric

O Iluminado conta a história da família Torrance e do Hotel Overlook. Jack Torrence é um professor e aspirante a escritor, tem um bom emprego em uma escola na cidade e vive bem com sua esposa, Wendy e seu filho Danny. Porém Jack é alcóolatra e logo sua relação com a bebida começa a trazer problemas para a vida de Jack e sua família. 

Quando Jack é demitido da escola onde dava aulas por agredir um aluno, é então lhe oferecido um emprego como zelador no hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, e precisa aceitar. O hotel tem uma longa e sinistra história e uma má reputação entre os moradores da região. No inverno o hotel fica fechado para hospedes por conta da neve e da indisponibilidade das estradas, e é quando Jack e sua família precisam ir para o hotel para tomar conta dele. E este não é simplesmente um hotel, ele tem vida. Agora Jack, Wendy e Danny são sozinhos. Presos pela neve. Isolados do mundo exterior. 

Danny é um menino “iluminado”, muito inteligente para sua idade, surpreende e assusta os pais com suas percepções. Danny é capaz de prever coisas antes que elas aconteçam, e elas podem acontecer ou não, o menino também pode ler pensamentos, apesar de algumas vezes não entender do que se trata. Danny tem o que os pais chamam de um amigo invisível: Tony. No começo Tony parece mostrar coisas boas a Danny, porém com a notícia da ida para o Overlook as coisas começam a mudar e o amigo de Danny passa a mostrar coisas ruins ao garotinho, e uma palavra que o assusta: REDRUM. O Overlook não é um bom lugar para Danny. 

O hotel tem décadas e de tempos em tempos acaba entrando em falência e passa por vários donos, inclusive de mafiosos e pessoas de moral duvidosa. Mais que isso, o Overlook é marcado de tragédias, assassinatos, loucura, suicídio e mortes inexplicáveis, e parece se alimentar disso, quem morre ali nunca vai embora de fato. E agora o hotel quer a família Torrence, especialmente o pequeno Danny. O hotel muda as pessoas, testa e brinca com a sanidade delas, e Jack é o mais vulnerável. 

Wendy, mãe de Danny, é um tanto sensitiva. Até o meio da história pouco apostei nela. Porém do meio para o fim nos deparamos com uma mulher forte, inteligente e capaz de fazer tudo e qualquer coisa para salvar o filho. 

Danny não é o único iluminado na história, conhecemos Halloran, o cozinheiro do Overlook. Um personagem carismático e cativante, que logo reconhece o talento do garotinho e sabe que o hotel não é um bom lugar para o garoto. Queria tira-lo de lá. Halloran (Dick) é um personagem importantíssimo para o desfecho da história. 

Se existe um livro perfeito, esse livro é O Iluminado. Recheado de suspense e terror, King prende mais nossa atenção a cada capítulo, cada página. E do meio para o final (especialmente o final) fica cada vez mais aterrorizante, e impossível de largar a leitura. É possível se transportar para o Overlook , as emoções, todas as cenas e cada detalhe são muito bem escritos e essenciais para nos conectarmos mais aos personagens. King é extremamente detalhista ao caracterizar o lugar e seus personagens, o que dá ainda mais emoção ao enredo. 

Os personagens são extremamente bem construídos, e são reais. Você pode virar a esquina e encontrar um Jack ou uma Wendy. As sequências são bem conectadas e não deixa pontas soltas. Merece sem dúvidas o status de favorito. 

Temos também uma sequência, o segundo livro, Doutor Sono, que teve inclusive adaptação para os cinemas recentemente. Resenha em breve. 

Leiam. Leiam. Leiam. 2020 mal começou e o primeiro livro lido no ano já vai para os favoritos. Em breve voltarei falando sobre o filme. 

Outras curiosidades: 

Stephan King passava por um momento complicado em sua vida pessoal enquanto escrevia O Iluminado, tinha problemas sérios com álcool e drogas e chegou a dizer que Jack Torrance tinha muito de si mesmo e seus conflitos. 

O livro foi inspirado em um hotel de verdade, o hotel Stanley, também nas montanhas do Colorado. King se hospedou lá com sua esposa e teve a inspiração para o livro. O lugar virou ponto turístico depois da publicação. 

King não gostou da adaptação de seu livro para o cinema em 1977. 

Há uma série de 3 episódios baseado no livro, bem mais fiel que o filme. O roteiro da série inclusive foi escrito por King, parece que foi uma resposta ao filme que ele odiou. 

E você já leu essa obra prima? Me conta o que você achou. Vamos trocar figurinhas!! Beeijoo e até a próxima.

30 comentários

  1. Estou a tanto tempo querendo ler esse livro que já até perdi as esperanças. Pela sinopse e resenha, eu com certeza iria adorar a leitura.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Gazielli,
    Eu nunca li nada do King, não sou uma fã de sobrenatural e já ouvi algumas pessoas dizendo que ele enrola na hora de nos contar alguma coisa, então estou bem receosa em começar a me aventurar pelas suas obras.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, sempre leio sobre os livros dele, e eles sempre dividem opiniões. Esse ter te surpreendido tanto me fez querer conhecer a história! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito o gênero dos livros dele, mas meu irmão adora.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Ola, tudo bom?!
    Eu li esse livro, mas tem tanto tempo, e depois cheguei a ver o filme também! Adorei tb!
    Não sabia dessas curiosidades e nem da série, vou procurar saber mais...

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada do King, mas morro de vontade. Não li esse livro e nem assisti ao filme, mas adorei a resenha.

    Voltei das minhas férias, então vem deixar um comentário na nova postagem :) Vou adorar!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. ja vi o filme várias vezes e adoro, dizem mesmo que esse é um dos melhores livros do King e ainda melhor que o filme, com certeza quero ler!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Grazi, tudo bem?

    Eu amei O Iluminado, foi uma leitura intensa pra mim! Os personagens são super bem construídos e eu fiquei imersa na história, torcendo para o Danny!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Ele é um ótimo escritor e suas adaptações no cinema são impecáveis. Tenho muita vontade de ler esse.
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo fala bem né?!
    Eu acho que tenho algum livro dele aqui que ganhei, mas não li ainda.
    Gostei de saber o que achou desse livro.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li o livro e até agora não vi o filme de O Iluminado.
    Tenho muitaaaa curiosidade em assistir, mas tenho medo, pois não curto filmes de terror hahaha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Assumo que tenho curiosidade e medo de ler esse livro, com certeza ele é incrível e estou mais curiosa ainda depois da sua resenha.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu sei que muita gente gosta dos livros do Stephen, mas sendo bem sincera, ele não me encanta tanto assim. Nunca senti vontade de ler suas obras infelizmente, e suspense não é meu favorito.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláaaaaaa meu bem!
    Eu nunca li, mas eu já vi o filme, gostei bastante!
    Beijinhos amore! <3
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Hey Grazy! Tudo bem?
    Eu só li O Cemitério do King e até que gostei!
    Adorei a sua resenha, vou colocar esse livro na minha lista.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  16. Deve ser bom!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Uau! Gostei da resenha , já conheci o filme.

    ResponderExcluir
  18. Eu AMEI o filme O Iluminado mas tenho uma preguicinha de Stephen King, confesso!
    Li Carrie dele e achei CHAAATO! Nunca mais dei uma chance.
    Quem sabe tenha começado pelo errado hehe

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  19. Tenho muita vontade de ler esse livro! Parece fantástico.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nenhum livro do Stephen King, e amei a resenha.
    Gosto muito quando o livro é de suspense e faz isso bem.
    vou procurar ler
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Taí um livro que tenho muita vontade de ler! Preciso mudar isso logo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  22. Menina estava falando ontem com meu namorado sobre esse livro <3 ele vai me emprestar e já estou super ansiosa, ainda mais depois desse post!! hahaha depois parto para o filme

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha tenho admitir não conhecia o livro mais parece ser ótimo.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  24. Apesar de não curtir muito temas desse tipo, gostei da sua resenha e do livro também.
    Vou pesquisar mais livros do autor e começar a ler, já fiquei interessada por saber que é meio história real. hehe
    Depois dos livros, vou para o filme. hehe
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  25. Olá amora, tudo bem?
    Amei essa resenha, não conhecia!
    Beijos!
    Lob Blog

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo me indica esse livro e acho que a premissa é bem instigante. Não fazia ideia que Doutor Sono é uma continuação desse livro, bom saber porque ai já leio na sequência.
    Adorei o post!
    Beijos!

    Camila.
    https://www.bookobsessionblog.com/

    ResponderExcluir
  27. Interessante, fiquei curiosa para ler o livro
    Charme-se

    ResponderExcluir
  28. Olá, Grazi

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com o autor. Eu quero muito ler esse livro, mas ainda não chegou o momento.
    Espero que esse me conquiste e entre no hall de boas leituras.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  29. Olááááá!
    Adorei a resenha e as curiosidades; eu ainda não vi o filme mas saber que tem uma série... deixa tudo mais interessante. Devo ver a série, então rs Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o