A Garota do Lago – Charlie Donlea - Meus Antídotos

30 de dezembro de 2019

A Garota do Lago – Charlie Donlea


Título original: Summit Lake 
Autor(a): Charlie Donlea 
Gênero: Policial 
ISBN: 9788562409882 
Ano: 2017 
Editora: Faro editorial 
Páginas: 296 
Sinopse: Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado… 

Hello people! Terminei de ler A garota do lago tem algumas semanas e até agora não sei bem o que escrever sobre ele (sem dar spoiler pelo menos). Foi o primeiro livro que eu li do autor e gostei muito do estilo da leitura e devorei cada página com muito entusiasmo. Ele soube prender bem o leitor pra que chegasse até o final, a leitura é fluida e envolvente, mesmo assim me decepcionei em vários pontos. 

Becca Eckersley era uma garota dedicada aos estudos e amada pelos amigos, filha de um respeitado advogado, desejava seguir os passos do pai. Becca também escondia muitos segredos, além da tendência a relacionamentos conturbados com os homens que conhecia. 

Becca foi brutalmente assassinada na casa do lago de seus pais em Summit Lake onde foi para estudar para provas finais de direito. Vários fatos acerca do crime estavam sendo acobertados durante a investigação para evitar escândalos, devido à candidatura do Sr. Eckersley ao cargo de juiz, fato desnecessário e de pouca (ou nenhuma) credibilidade. 

“A dor era lancinante. A visão de Becca ficou embaçada, e a audição, comprometida. Foi quando ele enfiou as mãos frias sob a calça do agasalho esportivo dela. Nesse momento, Becca recobrou a plena atenção. Apesar de estar imobilizada sob o peso do corpo dele, ela o esmurrou e o arranhou ao ponto de deslocar alguns dedos e de as unhas ficarem cobertas de pele e sangue.” 

Do outro lado da história temos Kelsey Castle, uma repórter investigativa com suas próprias feridas e traumas. Kelsey é designada para investigar o assassinato de Becca, um caso aparentemente de invasão seguido de assassinato, um caso simples. Logo se descobre que há mais coisas escondidas do que Kelsey imaginava. Durante a investigação Kelsey vai aos poucos descobrindo os segredos mais íntimos de Becca, e a sua busca pela verdade começa a incomodar pessoas importantes, até mesmo a coloca-la em certo perigo. 

Gostei bastante de o livro ser escrito intercalando as vozes de Becca e Kelsey, alternando assim a linha do tempo, o que nos deixa mais próximos das duas personagens. Gosto muito desse estilo de escrita. A escrita é de fato envolvente.
"Ali, no meio da cena do crime, Kelsey soube que não estava apenas escrevendo um artigo para preencher a cota de laudas de sua labuta mensal. Ela estava à procura de respostas, para devolver alguma dignidade a uma garota inocente. Becca Eckersley merecia uma conclusão para esse suplício, e se kelsey conseguisse achar as respostas e fornecer essa conclusão, quem sabe ela se beneficiaria tanto quanto Becca."
Os personagens são interessantes e criveis, porém acredito que deveriam ser melhor explorados. Me apeguei muito a Becca mesmo não conseguindo entender quem ela era de verdade (a boa moça ou uma manipuladora). Gostei bastante de Jack e fiquei chateada com seu fim mal explicado e ilógico. Também senti falta dos pais da garota durante a investigação. Todos os personagens são extremamente rasos, até mesmo os principais. Kelsey tinha tudo para ser uma personagem interessantíssima, mas pouco se contou sobre o seu passado e dado ao peso do que aconteceu com ela, suas passagens poderiam ser mais emocionantes. 

Além disso, o livro é repleto de furos e fatos inacreditáveis. É impossível que ninguém nunca tenha desconfiado do principal segredo de Becca ou sequer que houvesse motivo para ser um segredo. A passagem de Jack por Summit Lake parece ter sido totalmente ignorada pelos moradores da cidade, o que é inacreditável para uma cidade tão pequena. Alguns trechos simplesmente não tem fundamento. 

O livro nos dá ainda três suspeitos: o ex, o atual e o amigo apaixonado. Apenas dois deles me convenceram, o terceiro não tinha motivos. O autor usou uma cartada interessante ao trabalhar com meias palavras e nos fazer acreditar em algo que ele não disse, trazendo uma ótima reviravolta no final. Não fiquei muito surpresa pois ele sempre foi meu principal suspeito e desconfiava das pontas soltas em sua história, mesmo assim foi o ponto alto do livro. 

O fim, no geral, não me agradou. O assassino foi revelado rapidamente e o desfecho foi dado rápido demais, com um falso clímax muito sem graça. Faltou ação e emoção, esperava por um conflito e até uma resistência do assassino. Não houve nada disso e acabei decepcionada. 

Não se sabe também quais foram as consequências da investigação e das revelações de Kelsey para o caso. O fim foi morno e sem esperanças, Kelsey consegue seu artigo e a família da vitima segue apática como em todo o livro. 

Tinha muitas expectativas quanto ao autor e este livro, principalmente por ser um gênero que gosto muito. Porém entre todos os pontos que gostei demais e os pontos que achei que poderiam ser muito melhores, o livro tornou-se mediano. A leitura foi válida e me deu boas horas de distração, por isso vou dar uma chance e ler outro livro dele. 



E você já leu A Garota do Lago? Deixa aqui a sua opinião e me diz onde discorda de mim. Beeeijooo!!! Até a próxima. 

35 comentários

  1. É um tipo de história que eu adoroooo ler!
    Amore, feliz ano novo, beijão! <3
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Porém, seus comentários a respeito me fizeram ficar um pouco receosa... Assim que ler volto pra dizer o que achei ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi tantas coisas boas sobre esse autor que morro de curiosidade para conferir alguma obra dele. Espero começar por essa, quero muito ler mais livros desse gênero.
    Beijos, feliz ano novo!
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. mt legal esse tipo de leitura leve e envolvente que prende a gente né, já fiquei bem curiosa com esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse livro, mas já tinha ouvido falar. Adorei a resenha :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Oi Grazy, tudo bem? Puxa o pessoal fala muito bem do autor, que pena que a leitura não foi tão boa assim, é sempre frustante quando um livro não atende as expectativas mesmo.... Quem sabe outro do autor funcione melhor.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Grazieli,
    Eu não gostei tanto desse livro, achei previsível, porém sou grande fã do Charlie.
    Os outros livros dele são maravilhosos e não consigo parar de ler! rs
    Meu favorito é 'Não Confie em Ninguém'.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Já vi várias resenhas desse livro, mas a sua foi a melhor. Apesar de ser mediano o livro eu fiquei com vontade de ler, após ler sua resenha.
    Amei.
    Beijinhos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  9. Já vi muitas resenhas sobre esse livro e a maioria tinha uma opinião igual a sua, que o livro é mediano. Confesso que por não ser um gênero que gosto muito, ainda não tive vontade de ler esse livro.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Grazi!
    Já ouvi falar de tudo sobre esse livro. Gente que ama, gente que detesta.
    Fico feliz que tenha sido uma boa leitura para você.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está na minha lista para futuras leituras, principalmente por que tbm gosto do genero, mas sua resenha me desanimou, kkkk. Se eu ler vai ser bem despretensiosamente, sem muitas expectativas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já vi várias resenhas sobre o livro e quando vamos com expectativa demais para ler um livro nos decepcionamos muitas vezes, isso já aconteceu comigo mais de uma vez. Mesmo assim, sei que foi válida a leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que pena que não teve tanta emoção, eu gosto de livros do gênero, mas precisam me surpreender
    Charme-se

    ResponderExcluir
  14. A história tinha tudo para ser muito boa, mas pelo que contou na resenha não foi bem explorada. Uma pena, pois adoro esse tipo de livro.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Também li esse livro e Achei O mesmo que você. Gostei bastante da escrita do Donlea, mas algumas pontas soltas e o desfecho me decepcionou um pouco.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li essa obra, mas fico decepcionada quando o assassino é revelado logo. Bom mesmo é Agatha Christie, já leu?
    Convido vc para participar da minha pesquisa de público
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Acho que li um ou dois da Agatha há muitos anos atrás e não lembro de absolutamente nada. Mas tenho muita vontade de ler de novo.
      beeijo!

      Excluir
  17. Já à muito tempo que não acabo de ler um bom livro! Fiquei curiosa :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Esse parece o tipo de livro que eu amaria ler! Adorei a resenha.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  19. Hey Grazy! Tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas vejo muitas resenhas positivas sobre ele.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  20. Que pena que o livro não foi tudooo aquilo que você esperava :/
    Eu achei bem interessante, daria um bom filme se mudasse algumas coisas e tals, eu curto essa vibe de suspense e tals.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Confesso que achei interessante.
    Acho que super leria.
    To sem ler nada por falar nisso preciso separar uns livros e me cobrar mais.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
  22. Gostei da resenha do livro, eu amo histórias que nos prende na leitura, foi o que aconteceu comigo em Harry Potter. hehe
    Faz tempo que não leio livros, por mais que essa história não seja o meu gênero favorito de leitura, vou procurar um exemplar em PDF para baixar e vou tirar um tempinho para ler. Quem sabe o pré-conceito some, né? kkk
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  23. Sou bastante curiosa com esse livro mas nunca tive aquele gás pra começar a ler. Acho que esse ano vou tentar denovo

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li esse livro e amei a resenha. Eu não gosto muito quando revela o mistério cedo, gosto de ficar procurando a resposta até o último segundo rs
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Falam muito bem desse autor, tenho muita vontade de ler!
    Mas tbm falam que esse é o livro mais fraco dele, então já decidi não começar por esse, rs
    Que bom q vc dará mais uma chance!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi
    eu já coloquei esse livro no carrinho de compras várias vezes, mas nunca segui em frete, pois eu tenho curiosidade e um pouco de medo de não gostar da leitura, pena que teve personagens mal aproveitas e que a história tinha muitos furos, mas pelo menos gostou um pouco.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Hey Grazi!

    A Ale tinha me falado desse livro antes, eu achei a capa especialmente bonita e lembro que tinha um preço convidativo uma época na Saraiva, mas acabei nao comprando
    Infelizmente não foi tao bom e até previsivel demais pelo jeito, mas essa capa na estante é tao bonita hein...
    Mas interessante, é bom a gente saber e ver uma outra opinião do livro
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  28. Apesar dos contras, leria esse livro. Curto o gênero! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  29. Oie Grazy.
    Que pena que o livro tenha furos de enredo.Muito chato quando acontece. Os momentos não muito crível até engulo um pouco.
    Mas parece ser uma leitura interessante

    Beijão

    Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  30. Adorei!! Faz meu estilo essa história!😘
    http://unhasdaraquel.blogspot.com
    Seguindo

    ResponderExcluir
  31. Oii, como vai?
    Nossa, eu amo livros nesse estilo e não nego que estava namorando esse livro daí porém ainda não o li. É uma pena que o final tenha sido previsível e não tenha seguido a qualidade que a obra vinha tendo desde o início.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  32. Uma pena que o livro tenha decepcionado :( eu tinha visto já a capa dele em algum lugar, mas não tinha lido uma resenha ainda. Não faz muito o gênero que eu curto, gosto dos de romance bobões e bem clichês mesmo, haha! Mas não posso dizer que nunca leria, porque de certa forma a história é intrigante e fiquei curiosa.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  33. EU gostei desse livro, achei bem interessante, apesar de saber quem era o assassino na metade. Quero até ler outros livros do autor.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o