Cadê você, Bernadette - Meus Antídotos

19 de janeiro de 2015

Cadê você, Bernadette

Titulo original: Where'd You Go, Bernadette
Ano: 2013
Páginas: 376
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535922936
Sinopse: Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática.
Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de TV norte-americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.

O livro relata os acontecimentos mais importantes antes e durante o desaparecimento de Bernadette Fox, que acontece depois de planejar uma viagem para a Antártida com a família. Viagem que ela não queria ir. Há na integra e-mails e bilhetes trocados entre personagens, que nos levam a entender o que levou ao sumiço de Bernadette. A história é contada basicamente através desses e-mails e alguns documentos, em outros momentos através da narrativa de Bee, filha de Bernadette. 

Bernadette Fox vive em Seattle com seu marido Elgie Branch e sua única filha Bee. Ela mudou-se para Seattle fugindo de um acontecimento marcante em sua genial carreira de arquiteta. Ganhou prêmios, foi bastante conhecida com somente 2 projetos e de repente sumiu. Após a mudança sofreu alguns abortos até que finalmente nasceu Bee.

Bee é uma garota que nasceu com um defeito no coração e precisou passar por várias cirurgias ainda bebê. Muito inteligente, e menor que as crianças da sua idade, é o orgulho e amor dos pais. Não se conforma com o desaparecimento da mãe e tenta encontra-la através de pistas que foram deixadas para ela. 

Elgie Branch é o marido de Bernadette, os dois se conheceram jovens, quando ela ainda trabalhava como arquiteta. Elgie trabalha agora na Microsoft e preocupado com sua esposa acredita que ela está doente e precisa de tratamento. Isso deve-se em parte as “moscas da Galer Street”, mães do colégio onde Bee estuda. 

O livro é muito bom, e o modo como a história é contada é muito interessante. É engraçado, divertido e descontraído. É uma sucessão de mal-entendidos. Ri mito com ele. Em alguns momentos ele se delonga, com informações demais, como se os personagens estivessem divagando. 

Um ponto que me decepcionou (talvez você não queira ler essa parte), é que no fim temos somente uma ideia do que os personagens pretendem fazer com suas vidas, sem ter conhecimento de outros fatos, fatos que nós conhecemos. Isso nos deixa sem saber se aqueles objetivos se concretizam.

Terminei o livro muito curiosa, querendo saber um epílogo ou coisa qualquer. Deixou uma sensação de que faltava um capitulo, como uma brecha para um segundo livro. Fora isso um ótimo livro. 

Muito recomendado, tira boas risadas!! Beijos queridos e queridas, amados e amadas!! Espero que tenham gostado!!

11 comentários

  1. Bernadette parece uma mulher bem misteriosa.
    Gostei muito da sua resenha.
    Adoro Seattle - ainda vou passar uma temporada lá, se Deus quiser.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Estou bastante curiosa para ler esse livro, parece ser divertido e muito bom. Vai ter um segundo livro?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazy!
    Já havia lido algumas resenhas desse livro e confesso que estou bem ansiosa para lê-lo. Todos que leram falam que é uma leitura muito divertida. Já está na minha lista de desejados e espero poder lê-lo o mais rápido possível.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi grazi, é um livro que tem varias surpresas, amei a resenha completissima amiga <3
    grazi me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sempre quis ler esse livro, tem uma premissa diferente e interessante, sem falar nessa capa linda.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, já tinha ouvido falar dele e desde então fiquei bem curiosa para ler, parece ser o tipo de livro que vc não para de ler até acabar.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da ideia do livro ser contado através de emails e bilhetes,acho uma realidade diferente! Confesso que a história me instigou e terminar o livro com um gostinho de quero mais até que é bom sinal. Tenha um final de semana abençoado, beijos!


    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bom que a história, além de ser engraçada, nos transmite uma lição, não é?
    Uma pena a parte do ponto negativo, em si, mas eu quero conhecer a obra e entender cada detalhe.
    Adorei seu blog :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses livros "de mulherzinha" hehe. Este parece bem divertido e leve :3
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  10. Grazy, faz tempo que vejo esse livro, essa capa e morro de vontade de ler.
    Parece realmente interessante e divertido.
    Às vezes livros contados por meio de bilhetes e e-mails não são tão bons, mas bom saber que esse é! :D

    Seguindo o blog!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Grazy! Ganhei esse livro de um amigo ainda nessa ano e mooooooorro de vontade de ler. Li umas resenhas super bacanas e exatamente por ser um livro leve e divertido, me desperta ainda mais a atenção! :D Gosto muito de chick-lits e tenho certeza de que também me apaixonarei por esse! Mas fiquei com um pé atrás nesse quesito do final não ser totalmente fechadinho, confesso que livros assim me irritam um pouquinho, hahaha
    Adorei a resenha! :D

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o