Jogos Vorazes - O filme - Meus Antídotos

7 de agosto de 2012

Jogos Vorazes - O filme

Título no Brasil: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Ano de Lançamento: 2012
Duração: 144 min
Direção: Gary Ross
Produção: Nina Jacobson, Jon Kilik
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.
Ps: Antes de mais nada quero deixar claro que não li o livro. Minha opinião aqui é exclusivamente sobre o filme. Não há nenhuma comparação com o livro.

É a primeira vez que Primerose Everdeen coloca seu nome no sorteio para colheita nos Jogos Vorazes. Ela tem medo de ser sorteada e não se espera que isso aconteça, afinal é a primeira vez que seu nome está lá. Porém seu nome é sorteado.

Não querendo que sua irmã participe dos jogos Katniss Everdeen se voluntaria como tributo para salvar a irmã. Junto com Katniss, Peeta Melark é sorteado para representar o distrito 12. Os dois saem do lugar onde vivem em pobreza, sobrevivendo com pouca comida e se deparam com um mundo de luxo e comida farta. Na capital eles são apresentados ao público e devem conquistar patrocinadores a fim de garantir meios para sobreviver um pouco mais. Mas somente um entre os 24 participantes sairá vivo.

Peeta é apaixonado por Katniss desde que eram crianças. Sabendo disso o produtor do “show” muda as regras do jogo e declara que em vez de um, dois poderão sair vencedores desde que sejam do mesmo distrito. A partir daí Katniss e Peeta se tornam aliados. Estar apaixonado em um jogo onde o objetivo é matar o oponente e sobreviver pode ser perigoso, mas é também um modo de conquistar o povo. 

Tive todo tipo de sentimento assistindo a esse filme – o que me fez querer mais ainda ler o livro – senti raiva, pena, me apaixonei pelo Peeta e ainda assim pensei no Gale. Ele também era apaixonado por Katniss e no distrito assistia a tudo. Foi como uma traição em rede nacional.

Eu gostei do filme. Teve romance (para mim o ponto alto do filme foi a cena na caverna). Um pouco de tensão. Adorei o figurino e a maquiagem. Todo o cenário também estava muito bom. Mas eu senti que faltou algo. Faltou “Vorazes”. O tema é forte, um reality show para sustentar uma política fútil e divertir pessoas. Sendo um tema forte eu esperava que o filme fosse mais impressionante. Queria que tivesse mais emoção, algo que mostrasse mais como seria se fosse uma história real. Acho que tudo foi muito atenuado se comparado ao que realmente acontecesse com pessoas em situação de extrema pressão, principalmente se sua vida depende disso.

Outra coisa que eu não fui a única a comentar é que o filme deixa alguns vazios, algumas coisas que não conseguimos entender ou saber o motivo, principalmente para quem como eu, não havia lido o livro. Também não ficou claro para mim se Katniss se apaixonou mesmo pelo Peeta ou se foi somente parte do jogo e ela estava somente seguindo o que Haymitch disse.

De qualquer forma o filme conseguiu me prender do inicio ao fim, durante as 2 horas e 22 minutos. Consegui torcer pelos personagens e admirá-los. Quando chegou ao fim torci por uma continuação logo, e fiquei na esperança que o seguinte fosse melhor e superasse as expectativas que esse não superou.

Adorei os atores escalados e estou ansiosa para uma continuação. Recomendo, mas digo para não irem com muita expectativa. Acho que aqueles que adoraram a trilogia da Suzanne Collins irão se decepcionar um pouco com o filme.

Por hoje é só. Estou aceitando sugestões de filmes também. Desejo uma boa semana a todos. Beijo!

16 comentários

  1. Oi Grazy,
    bom para você que não leu o primeiro livro tem essas duvidas mesmo, quando fui assistir ao filme estava terminando o livro. Também senti todas as emoções possíveis, principalmente na parte da Rue.

    O segundo livro, para mim, é o mais intenso dos três e sem querer dar spoilers, mas essa duvida da Kat entre Peeta e Gale vai até o final e no 1º livro você tirará a duvida que o filme deixou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também vi o filme sem ler o livro e concordo com você que ele deixou várias dúvidas para aqueles que não tinham lido.
    Depois de ler o livro descobri que a adaptação foi muito bem feita. Curti mais ainda.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o filme é ótimo, quero assistir!

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Eu assisti o filme e esperava mais, não li o livro então achei o filme bem superficial.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Como não me empolguei mto pelo livro, acabei não sentindo nenhuma vontade de ver o filme, mas com certeza se assistir vou seguir sua dica, nada de comparar os dois.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  6. oi querida,
    ainda não li nem vi e estou morrendo de curiosidade.
    O Filme parece bem bom, e o elenco está ótimo.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi esse filme! Parece ser bacana. =)

    ResponderExcluir
  8. Vi o filme já sendo uma fã do livro, mas concordo com praticamente tudo. Realmente atenuaram tudo, principalmente pra diminuir a classificação etária.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu vi esse filme no cinema e gostei bastante, a história é bem interessante :) Ótima dica!

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  10. Eu não tenho muita coragem de assistir essa adaptações, mesmo que elas tenham o lindo do Josh no elenco, haha
    Eu quero ler o livro antes, por isso ainda não assisti, mas acho que vai demorar um pouco ainda.

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  11. Gente, simplesmente amo jogos vorazes! *---*

    ResponderExcluir
  12. Ainda não vi esse filme, acredita? kkkkkkkkkkkkk
    tô doida pra ver.. :p
    Super interessante saber que vc cursa exatas, adorei. rsrs
    Tenha uma ótima semana!
    Beijos, Luísa

    ResponderExcluir
  13. Eu li a trilogia e desde então me tornei fã da mesma!
    É claro que prefiro o livro, mas gostei da adaptação feita para as telonas. Até porque, se for parar para pensar, é muito complicado você conseguir transformar toda a história de um livro para um filme de pouco mais de 2h.
    Mas eu recomendaria a leitura dos livros a você. Acho que você pode gostar! :D

    beeeijos,
    Jéssica

    ResponderExcluir
  14. adorei sua resenha do filme e tenho super vontade de ver, mas como ainda não li o livro quero ver se consigo fazer isso antes de ver o filme^^

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  15. É justamente por causa desses pontos faltando no filme que eu gosto de ler o livro antes. Sempre que assisto uma adaptação, fico imaginando que as pessoas que não leram o livro não estão entendendo nada... Tenho a trilogia, mas ainda não li, e vou ler antes de ver o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Corre pra ler o livro, pq se gostou do filme, vai amar muito mais!!
    Ah, eu até gosto do Peeta, mas minha paixão mesmo é o Gale lindão! O Peeta é muito "nhem nhem nhem", sei lá rs
    Quanto ao filme não ser tão chocante, creio que tenha a ver com a classificação de faixa etária, infelizmente =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o