Resenha: O Leitor - Meus Antídotos

16 de janeiro de 2012

Resenha: O Leitor

Teria uma resenha sobre Morte e vida de Charlie St Cloud (o filme), mas assisti a esse filme hoje e não resisti. Tinha que contar sobre ele a vocês.
Trata-se de um filme muito interessante e emocionante. Não tão somente por contar a história de uma mulher com segredos e um amante jovem que se tornou seu leitor. Ou pelo fato dela não saber ler, e ter aprendido somente no final de sua vida. Mas é também um filme que nos remete um pouco a história da Alemanha e o que houve de mais terrível. Foi por isso que amei o filme.

O filme se passa na Alemanha e mostra o relacionamento entre Michael enquanto tinha 15 anos e Hanna Schmitz, uma mulher bem mais velha. Ele era um jovem estudioso e Hanna pediu-lhe que em todos os encontros, ele lê-se alguma coisa para ela, em seguida eles fariam amor. E assim foi. Hanna era cobradora e assim que recebe uma promoção para trabalhar no escritório some misteriosamente.

Alguns anos depois vemos Michael na faculdade de Direito. Ele assisti a um tribunal no qual 6 mulheres são acusadas de homicídio contra 300 mulheres judias em um incêndio em uma igreja. Dentre as rés encontra-se Hanna Schmitz, antiga paixão de Michael. É quando ela está prestes a ser condenada e o juiz pede uma amostra de caligrafia da mulher que Michael se dá conta do segredo que ela escondeu de todos a sua vida inteira. Fato que poderia mudar o rumo da audiência. Porém ele não revela nada, e ela é condenada a prisão perpétua.

O filme cita características do nazismo, as câmaras de gás, os campos de concentração e até um pouco de como eram os procedimentos. No julgamento, dizem que Hanna escolhia as mulheres que iriam morrer de forma diferente. Isso não faz dela menos culpada. Talvez um pouco mais humana? Mas parece aliviar um pouco a sensação de horror com que nos deparamos, afinal a crueldade daqueles tempos foi imensa.

Enfim, um filme que vale a pena ser assistido. Kate Winslet com uma ótima atuação que consegue nos passar quase que perfeitamente a emoção do drama. Quem não assistiu, faça. Não se arrependerá. E talvez possa enxergar por outro ângulo, que nós podemos ler isso tranquilamente, e gostamos disso. Sentimos prazer. Podem ser as páginas de um livro, as folhas de uma revista, ou um site da internet. Mas hoje ainda há pessoas que não tem essa sensação, por que elas não podem ler. Mas ouvir essas histórias, contadas por outro alguém, também pode ser uma sensação indescritível.
Por hoje é só. Grande beijo!!! Volte quando quiser.
- Esse post definitivamente não era para isso mas... Eu fui aprovada no vestibular. Estou muito ansiosa. Depois que tudo estiver dentro dos conforme, matricula e tudo mais. Venho contar mais sobre isso a vocês. Beijoooo!!!

14 comentários

  1. Primeiro, parabéns pelo vestibular, rs.
    Agora posso comentar o post.
    Quando assisti ao filme, também fiquei com a mesma impressão que você.
    Foi muito bom mesmo conhecer essa história linda nas telas. Agora me falta ler o livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ah eu já vi esse filme! É incrível.
    E realmente to morrendo de vontade de ver de novo. *o*
    Parabéns pela aprovação!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oi, Grazy. Ainda não vi esse filme e depois que li seu post fiquei mais curiosa em ver!

    ResponderExcluir
  4. Tá que segredo? E tipo, como assim quando ela escreveu?
    Tô MEEEEEGA curiosa aqui! Você baixou em algum lugar? *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana, não conhecia esse filme, porém sua resenha me deixou super curiosa em relação a história. Sem dúvida vou procurar para assistir.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  6. Você me convenceu a ver o filme só por ele se tratar do nazismo. Não sei o que há comigo, mas tudo o que envolva esse assunto me cativa. Vou assistir, com certeza. Ah, não tem livro desse filme também?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro... parabéns pelo vestibular!!!
    Achei a história incrível e estou doida para assistir... só não entendi se ela era realmente culpada, que época triste, né?!

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  8. ai amiga, que filme lindo é esse?
    fiquei morrendo de vontade de ver ao ler sua resenha, super intrigante e com muita emoção pelo jeito...anotei o nome aqui pra procurar por ele pelas locadoras.

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  9. Olá, Grazy! Tudo bem? :)
    Esse filme parece ser extremamente bom e me sinto impelida a assistí-lo em breve. Quero diz, um filme com a Kate Winslet, que fala do nazismo e que ainda tem o Ralph Fiennes deve ser bom mesmo. *-* rs Sem contar que, se bem me lembro, ele foi indicado ou ganhou uma série de prêmios. :)
    Bjo ;*

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não assisti ao filme, mas agora me interessei viu?
    Com atores de responsa e tals!
    Aí, menina, sério, tô in love com esse seu layout! Que coisa mais fofa! *-*

    ResponderExcluir
  11. Nossa que interessante vou dizer que eu não conhecia não esse filme achei bem interessante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Se blog é muito lindo, todo fofinho e cute. Adorei mesmo.

    Quanto ao filme, quero primeiro ler o livro, prefiro sempre assim. Os livros são sempre melhores e acho muito legal ficar comparado o original com as adaptações.

    Parabéns pela aprovação.

    P.S.: O meu blog em parceria com a Novo Conceito está realizando uma gincana super divertida com os lançamentos da editora que já são um sucesso editorial.
    Os kits são super lindos. Dê uma conferida: http://migre.me/877AS , ao participar da gincana você se diverte e ainda pode ganhar os livros que deseja. Começa dia 12 de março.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  13. Que fofo esse layout! ^^
    Eu já assisti o filme. Na realidade achei a história boa, mas muito cansativa.
    Parabéns pelo vestibular. Pelo jeito vc está tão sumida do blog quanto eu estava.
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Vi um trailer do filme, fiquei morrendo de vontade de assistir e depois esqueci do nome. Amei reencontrá-lo aqui *-* Certamente vou assistir. Adoro esse clima que remete à época da II Gerra.
    Beijos.

    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o