Playlist: São João - Meus Antídotos

22 de junho de 2017

Playlist: São João

Oie gentee!! Como vocês estão? Eu estou super empolgada! E por que será? Porque a época mais deliciosa do ano finalmente chegou, o São João, e tem época melhor? Com certeza a minha preferida. É junho, tem frio, muita comida e bebida boa, muita música, dança e xodó que não mata ninguém. Em muitos cantos do país infelizmente não tem São João, mas o nordeste está fervoroso.
Então sobre o que eu vim falar hoje? Vim falar de forró meu povo, que pra mim é o melhor estilo musical do mundo. Música boa, pra dançar juntinho, sozinho, em grupo, como você quiser, o importante é se divertir. 

Forró Pé de serra 
É caracterizado por ter como fonte de inspiração artística o universo rural do sertanejo, e tem origem em meados da década 1940, no Nordeste. É tocado por trios de zabumba, sanfona e triângulo dando característica tímbrica singular à música e, na dança é comum vermos o passo básico e variações simples, tais como giros simples da dama, não sendo muito freqüentes. Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos são exemplos de músicos que tocam forró pé de serra.


E como não destacar Luiz Gonzaga o rei do baião. Eu amo Luiz Gonzaga, e apesar de ter muita banda boa por aí que eu adoro, acho que ninguém vai ser capaz de se comparar ao Rei do Baião.



Não podemos esquecer de Dominguinhos com o seu xodó. Música linda!



Temos também Dorgival Dantas, que é outro gênio do forró, não me canso de ouvir em qualquer época do ano. Recomendo assistir ao DVD completo Simplesmente Dorgival, disponível no Youtube. É muito difícil escolher uma só musica dele. 



Forró Universitário

Surgido quando os jovens sulistas começam a tocar e a dançar o forró pé de serra de maneira diferente da original, com fortes influências do Rock`n Roll, do Samba, do Funk e do Reggae, nas décadas de 1990/2000. Estas influências introduziram
características peculiares no passo básico (marcação atrás) e em variações, tais como giros mais complexos, e aqui, além de não serem somente da dama, são freqüentes. O forró universitário é constituído principalmente por três das inúmeras danças constituintes do forró pé de serra: baião, xote e, menos freqüente, xaxado. Na música, há a introdução de instrumentos no trio acima mencionado, como violão, contra-baixo e percussão (os mais comuns) além de bateria, entre outros.

Nesse caso eu dou destaque a Falamansa e Estaka Zero. Duas bandas deliciosas de se ouvir. 


E nem só homem faz forró hein gente, que tal Bicho de Pé e Lucy Alves.



A Lucy Manda muito bem na sanfona.

 
Depois disso foram surgindo outros tipos de forró, mas eletronicos, misturados com funk, reggae e outros ritimos, aí damos destaque a Aviões do Forró, Wesley Safadão e outros.
Gosto de todos os estilo, mas o meu preferido ainda é o Pé de Serra. São tantos nomes que é dificil falar todos, tem Fuló de Mandacaru, Os Gonzagas, Flávio José e muito mais. Recomendo esta playlist do Spotify onde vocês podem ter um gostinho. O próprio Youtube dá várias sugestões relacionadas.

Me contem se vocês gostam do São João, o que mais gostam, se gostam dessas músicas, desses artistas. Gostaram das sugestões? Quero saber tudo!! Beijoo e Feliz São João a todos, com muita alegria, dança, música e muito amor... e beijos, muitos beijos!!

Fonte: Mundo da dança

7 comentários

  1. Eu amo essa época principalmente por causa das comidas típicas huahuahuahua

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  2. Também amo demais essa época do ano,fala mansa me traz ótimas recordações amei o post e seu blog😘

    ResponderExcluir
  3. Primeiro: que amorzinho de blog! É a minha primeira vez aqui e já amei o seu cantinho <3. E sobre São João, não adianta, eu não consigo gostar :/ também não curto forró, é um dos poucos estilos que eu não consigo gostar, sabe? Maaas, pra compensar, amo quentão, essa bebida é uma das únicas razões que me faz querer ir a festas juninas hahaha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, é a melhor festa do ano!
    Comidas deliciosas, música boa, quermesse.. hummm!
    Gosto muito!

    apartamentoparadois.com.br <3
    instagram

    ResponderExcluir
  5. Oláá! Tudo bem??
    ahh, que delícia!! adoro festas de são joão!! mas confesso que só escuto esses gêneros de música nessa época nos eventos... mas achei muito legal entender um pouco mais ^^
    ah, e estou seguindo aqui :D
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Grazy, joinha?
    Ain, junho! Oh céus... não sou muito fã desse mês, pois faço aniversário, fico triste, pois fico velho. rs'
    Amo o frio, apaixonado com o inverno. ❤
    Mas a festa, acho belo o que se coloca, a alegria que se envolve, mas, meu gosto fica longe, fico somente com as delicias de caldo de mandioca, feijão, canjica... ❤ Nisso meu gosto até arregala olhos, rs'
    Mas o demais e principal, fica fora de mim. =/

    Adorei a postagem e sei bem como grandes sorrisos são abertos dentro desse forrozinho, de valor mui grande para muitos.

    Bjus! Fica bem e em paz!
    Everton | https://rabiscoscolorido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o