Resenha: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith - Meus Antídotos

23 de setembro de 2019

Resenha: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Título original: The Cuckoo’s Calling
Autor(a): Robert Galbraith
Gênero: Crime, Romance Policial
ISBN: 9788532528735
Ano: 2013
Páginas: 448
Editora: Rocco
Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Eu gosto bastante de romances policiais. Gosto da aurea de mistério, de como os crimes são desenvolvidos, das investigações e mais ainda do desfecho final: o esclarecimento de todos os eventos.

[Skoob]


Há muito tempo queria ler O Chamado do Cuco, e finalmente consegui e devo dizer já no começo: leia. Nos primeiros capítulos eu me demorei mais do que gostaria (também devido a outras tarefas diárias), mas da metade do livro em diante a leitura fluiu facilmente. 

Robert Galbraith é pseudônimo de J.K Rowlling, ainda não havia lido nada da autora e foi um ótimo começo – não li Harry Potter, me condene

Este é o primeiro livro da série Cormoron Strike. Strike é o detetive responsável pela investigação do suposto suicídio de Lula Landry, uma bela modelo em Londres. O detetive é contratado pelo irmão de Lula, John Bristow, o único que não acredita que a irmã cometeu suicídio e está desesperado para encontrar o assassino da irmã. 

Os mortos só podiam falar pela boca dos que ficaram e pelos sinais que deixaram espalhados para trás.

Enquanto isso, Strike está afundado em dívidas, sua vida pessoal está em frangalhos e a saída mais logica é aceitar o caso, mesmo não estando muito certo que não foi suicídio. À medida que vai investigando o caso, Cormoran descobre na vida de Lula um mundo obscuro e uma família cheia de segredos. 

Então conhecemos Robin, a nova secretária temporária de Strike. Competente, linda e apaixonada pelo mundo das investigações, Robin dá um toque muito especial ao livro, com um olhar diferenciado do de Strike. Ela deixa o escritório do detetive mais organizado, faz pesquisas e dar um ar mais profissional ao lugar que, secretamente, é o atual lar de Cormoran. Logo eles se tornam amigos, o que provoca um leve ciúme no seu noivo. 

Por trás das maneiras elegantes, ele percebia um levíssimo sopro de algo mais amargo em suas palavras, da mesma forma que a flor de lima não conseguia encobrir o cheiro da decrepitude.

Robert (ou J.K.) é extremamente detalhista em suas descrições, sendo capaz de nos transportar mentalmente para a fria Londres daquela época, suas ruas, suas pontes e seus bares. Bem como na descrição dos personagens, cada um com suas particularidades e personalidades. Personagens muito bem construídos. Cada um teve sua importância para investigação, mesmo que Strike muita vezes não externasse de imediato o que concluía com cada um. 

Também é triste notar como o mundo da fama é envolto por inimizades e falsidades. Lula era uma pessoa bonita, rica e infeliz, buscando eternamente por algo que a preenchesse, e quando pensa encontrar não pode aproveitar. 

- Você está na merda – disse Strike calmamente – mas depende inteiramente de você o quanto vai afundar nela. 

Mas o caso só é realmente solucionado nas suas últimas páginas, apesar do detetive já saber quem era o assassino, essa informação nos é dada bem no fim. Após a revelação, conseguimos ligar os fatos as pistas dadas ao longo do livro, porém devo confessar que foi inesperado para mim, e isso é o que mais gosto em um livro policial. Em diversos momentos a autora nos dá pistas que nos direcionam a outros suspeitos, mas no final tudo se encaixa. Fim justo e condizente com o que foi apresentado. 

Adorei a leitura e logo estarei lendo as sequências. Os amantes de um bom livro policial não podem deixar de ler. Recomendadíssimo. 

Uma mentira só teria sentido se a verdade parecesse igualmente perigosa. 

E você? O que acha da J.K. Rowling como Robert Galbraith? Já leu esse ou algum de seus livros? Conta aí. 

37 comentários

  1. Hey Grazy! Tudo bem?
    Eu tbm não li Harry Potter kkkk E esse livro tá na minha lista faz tempo já, espero gostar dele.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah é da autoria J.K Rowlling, que massa, apesar de não ter lido nada dela hahaha
    Mas parece ser um livro bem legal :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu blog e já o segui, quero convidar-te a visitar e a seguir o meu de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oie.

    Os livros policiais da JK estão na minha lista há muito tempo e ainda não consegui ler, mas coloquei na lista porque gosto da autora não li nenhuma resenha essa é a primeira. Robert parece ser aqueles detetives durão que costumamos ver nos filmes antigos, né? E com uma parceira com uma perspectiva diferente. Acho que vou gostar muito desse livro.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, só que nunca consegui ler nada da autora depois de HP. Morte súbita ta na prateleira faz anos
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Grazi

    AH EU VOU TE CONDENAR MESMO POR NÃO TER LIDO HARRY POTTER! COMO VOCÊ OUSA? hahahhahahahah
    Brincadeiras à parte, este é um livro que nunca tinha chamado minha atenção até que as resenhas dos volumes seguintes começaram a sair. Eu adoro histórias investigativas e creio que eu vou curtir muito. Não é uma prioridade no momento, mas um dia eu lerei!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro mas, gostei de ler romance policial. Li alguns porque é um gênero que um colega gosta e já peguei alguns livros emprestado e gostei bastante. Achei essa história legal e fiquei um tanto curiosa, vou ver se alguém tem para me emprestar rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa parece ser um bom mistério eu confesso que não é o tipo de livro que costumo ler, mas achei interessante.
    Que bom que recomenda, quem curte o tema vai adorar então.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada da JK Rowling além dos livros da série Harry Potter e os outros relacionados a tal universo. Já vi O Chamado do Cuco várias vezes para comprar e acabo adiando por medo de me decepcionar mesmo com a leitura. Nem ao mesmo sabia qual era o tema do livro. Saber que é um livro de investigação me deixou muito interessada porque é um dos gêneros que amo ler. Espero gostar e ter uma boa experiência como vc.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Oi, Grazy!
    Infelizmente, eu não me dou bem com a escrita da J.K.. Já li metade de um livro e tentei começar outro, ambos com uma pegada mais de suspense/policial (que é um dos meus gêneros favoritos) e não consegui terminar. Ela não me prende e por isso acabo deixando de lado. Uma pena, pois já li várias resenhas como a sua, falando que é um bom livro haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha e de dizer que é recomendadíssimo hahahaa super fiquei com vontade de ler! Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi Grazy, não é um livro que me chama atenção, e eu tentei a leitura e não fluiu.
    Mas que bom que deu certo para vc!


    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas olha, me chamou bastante a atenção! Adoro livros desse gênero!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  14. Acredita que nunca li nenhum livro nessa abordagem policial? Fiquei curiosa para conhecer esse! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Grazy!
    Esse livro também está há muito tempo na minha lista de desejados. Mas depois do fracasso de Morte Súbita, fiquei receosa em conferir esse livro da autora. Em breve quero conferir para ver se esse eu consigo concluir.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhuma obra desse autor, mas pelo enredo fiquei curiosa!

    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho esse livro a mais de 2 anos na minha estante, mas eu ainda não li. Na época minha desculpa foi que ia ter continuação e aí eu ia ter que esperar o lançamento. Já tenho as continuações agora e ainda não li. Já li os livros do Harry Potter e o Morte Súbita (que gostei bem mais que a saga Harry Potter). Tenho certeza que é um livro maravilhoso! Preciso ler!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  18. Eu amo um mistério, e o fato que nos surpreender no fim ainda me anima mais a ler
    Charme-se

    ResponderExcluir
  19. Oi
    já li resenhas positivas e negativas dele que fica até difícil decidir se vou ler ou não, que bom que gostou da leitura e curtiu a forma que a história foi desenvolvida, parece que foi um livro que não conseguia largar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de livros policiais e mais ainda quando todas as pontas soltas se conectam no final da história. Também nunca li nada da autora, mas vejo nesse livro uma boa oportunidade em conhecer a sua escrita.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  21. Ameei a sua resenha! O livro deve ser ótimo.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  22. Li esse livro a alguns anos atrás e no ano passado eu ouvi que adaptaram para série de TV.
    Não soube mais nada,Nem sei se teve segunda temporada.
    Foi legal relembrar um pouco desse livro.

    Amei a resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  23. OI Grazi, eu adorei a dica do livro. Gosto da temática suspense. Já fico louca para saber quem é o culpado. Já fiquei com vontade de ler.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Da J.K li H.P, mas nunca li esses outros livros dela. Me parece ser uma trama bem legal. Vou procurar depois.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com

    ResponderExcluir
  25. eu já li esse livro. É uma leitura bem legal!
    Gosto muito da capa do livro ♥.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro, mas já me interessei por ser um romance policial!


    :***

    Patty
    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram

    ResponderExcluir
  27. Cada vez que leio uma resenha sobre fico ainda mais empolgada a ler. Logo o farei.
    Beijinhos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  28. Não te condeno por não ter lido HP, rs. Eu mesma só li o primeiro livro e olhe lá, lembro que gostei, mas nunca continuei a história. Enfim, vida que segue... rs
    Já O chamado do cuco eu li e até gostei também, confesso que fiquei chocada com o outro lado do mundo dos famosos que ninguém te conta.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  29. Eu só li Harry Potter e recomendo, acho que todos deviam de ler haha! Mas esse parece tãooo interessante, acho que eu seria capaz de gostar! :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  30. Não vou falar nada porque também não li Harry Potter hahaha
    Agora tenho que dizer que a sua resenha me deixou empolgada com o livro que até então nem chamava a minha atenção
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  31. Puxa!
    Fico feliz que pra você tenha sido uma leitura proveitosa! Pra mim foi mais ou menos rs
    Não me conectei tanto com o Strike, apesar de ter achado interessante.. .A leitura acaou não me conquistando tanto, infelizmente :/

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  32. por ser da JK super ja me desperta o interesse, tenho mt curiosidade em ler os livros dela além de HP

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  33. Li Harry Potter apenas esse ano (com 21 anos de vida, sim) e foi uma surpresa muito incrível. Logo, me interessei por esse ao saber da autoria. Bons romances policiais e suspenses incendeiam a alma, né? <3

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  34. Fiquei muito curiosa pra ler, já esta na minha lista!!!
    Beijinhos!😘
    https://www.taticornelios.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Grazi,
    Eu gosto muito de livros policiais, ainda não tive a oportunidade de ler este, mas minha mãe o começou...
    Como ele está no Unlimited, é um incentivo a mais para ler, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o